30 de junho de 2013

Quero mais, bolinho de chuva!


Oi Gente Linda do meu coração!

Aproveitei hoje esse dia chuvoso, cinzento, triste, e resolvi pensar em coisas boas!
Tipo!
Bolinhos de Chuva!

Porque não fazer aqueles Bolinhos de chuva, aqueles adoráveis, fofinhos, quentinhos, açucarados e com canela... bolinhos de chuva..

Nhamm...

Então, mas resolvi ir mais a fundo!

E olha só o que eu descobri sobre essas delicinhas, de quitutes para dias de chuva.

Que antes deles serem delicinhas para dias de chuva, eles eram comidos no carnaval, lá do Século XVIII, e eram feitos por escravas, e que o nome originário, ops! os nomes originários, eram, 'QUERO MAIS' (adorei o fato), 'quero quero', 'desmamado' e 'bolinho de negra' (pelo fato que eram escravas que os faziam para os filhos, parentes e agregados das famílias, para as festas).

A origem dos Bolinhos de chuva, é portuguesa e brasileira também, a receita veio de lá, mas aqui fazíamos de uma forma um pouquinho diferente por conta da farinha que aqui não era de trigo e sim a de mandioca ou a de cará, pois trigo na época era uma coisa muito cara para ser exportada.

O nome bolinho de chuva, delicia dos dias chuvosos, foi realmente dado depois de uns 100 anos depois que a sua receita ficou conhecida, pois ele também era usado para acalmar as crianças em dias de chuva, convenhamos ninguém gosta de ficar trancado em casa em dias de chuva, aí faziam esses bolinhos para alegrar as crianças =D.
E aí o nosso lindo Monteiro Lobato resolveu usar a receita, e essa ideia de acalmar as crianças, e coloca-lo em seus livros, e assim lá pros anos 70 os bolinhos de chuva ficaram populares pelo Brasil!


                                                                       (Até o Saci)



nhaam... que delicia...

E pra quem quiser fazer, aqui está a receita:


Você tem que ter:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 ovos
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
-  3 colheres (chá) de fermento em pó
- óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar


 
e ai você tem que fazer:


 
Misture a farinha, os ovos, o leite, açúcar, sal e fermento. Bata até a massa ficar homogênea. Frite os bolinhos pegando com uma colher. Faça bolinhos pequenos para que não fiquem crus por dentro (pegue um pouquinho da massa em um colher e com a outra você empurra para o óleo). Antes de colocar a colher na massa, molhe-a no óleo para a massa sair mais facilmente. Depois de fritos, polvilhe-os com açúcar e canela.


aí eles vão ficar mais ou menos assim:









Beijos pessoal!
Espero que tenham gostado!
Tâmara.


Um comentário:

Comente Muito Mais...