10 de julho de 2013

Lucy in the Sky


O Post de Hoje é sobre : Moda, Drogas e Rock n' Roll




Todo mundo conhece os garotos de Liverpool, alguns amam, outros odeiam ou como disseram os irmão " Brothers of Brazil" esses dias ao vivo na rádio Uol 89- "Amamos tanto os Beatles que chegamos a odiá-los." 
Mas hoje não vamos falar sobre eles, escolhemos apenas uma música para este post.




A Música


"Lucy in the Sky with Diamonds" foi gravada em 1967 gerou uma grande polêmica, segundo alguns fãs  a música é uma referencia aos efeitos das alucinações da droga LSD. ainda que John tenha desmentido isto, alegando que o título representa a um desenho que seu filho Julian Lennon trouxe de uma colega da escola e mostrou para o pai. Ao explicar ao pai, disse que era Lucy "no céu com diamantes".



Clipe com legenda em português

                                            


A verdadeira inspiração

Lucy O'Donnell, vivia perto da família Lennon, em Weybridge, e ela e Julian eram alunos da Heath House. a Lucy fez o desenho quando tinha 2 anos mas só soube aos 13 anos que havia sido imortalizada por uma canção dos Beatles. Ela trabalhava como professora de crianças com necessidades especiais e morreu em 2009, aos 46 anos, após uma longa batalha contra o lupus.



Lucy O'Donnell ( a autora do desenho) 
                




O Desenho



Você Sabia?


As imagens de alucinações na canção foram inspiradas pelo capítulo "Lã e água" de Através do espelho, de Lewis Carroll, em que Alice é levada rio abaixo em um barco a remo pela Rainha, que de repente se transforma em um carneiro.Quando criança, Alice no País das Maravilhas e Através do espelho eram dois dos livros favoritos de John. Em uma entrevista de 1965, ele afirmou que quando criança os relia uma vez por ano. Em outra ocasião, ele declarou que, em parte, foi graças à leitura que ele percebeu que as imagens em sua cabeça não eram indícios de insanidade. "Surrealismo para mim é realidade", ele afirmou. "A visão psicodélica é realidade para mim e sempre foi."


          

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u666259.shtml



O Livro




The BeatlesA História por Trás de Todas as Canções



Este livro conta as histórias por trás das canções dos Beatles, conjunto que defini como músicas escritas e gravadas pelos Beatles. Ele trata do "onde, como e porquê" das composições e tenta rastrear o caminho da inspiração até a fonte.

Dito isso, este não é um livro sobre como as canções foram gravadas nem sobre quem tocou o quê, em qual sessão. Mark Lewisohn definitivamente já fez esse trabalho em The Complete Beatles Recording Sessions. Tampouco é um livro de análise musical profunda. Para tal abordagem, veja Twilight Of The Gods, de Wilfrid Mellers (Schirmer Books, 1973), ou The Songwriting Secrets Of The Beatles, de Dominic Pedler (Omnibus Press, 2003).


A Droga


O LSD foi descoberto em 7 de abril de 1938 pelo químico suíço Dr. Albert Hofmann nos Laboratórios Sandoz em Basel, Suíça.

Há pesquisas quanto a sua administração em pacientes terminais de câncer em alguns países desenvolvidos - acredita-se que a substância pode ajudá-los a lidar com a idéia do óbito e também funcionar como potente analgésico. Aldous Huxley fez uso de LSD pouco antes de morrer, possuía câncer na língua.

O LSD pode provocar ilusões, alucinações (auditivas e visuais), grande sensibilidade sensorial (cores mais brilhantes, percepção de sons imperceptíveis), sinestesias, experiências místicas, flashbacks, paranóia, alteração da noção temporal e espacial, confusão, pensamento desordenado, despersonalização, perda do controle emocional, sentimento de bem-estar, experiências de êxtase, euforia alternada com angústia, pânico, ansiedade, dificuldade de concentração, perturbações da memória, psicose por “má viagem” (bad trip). Poderão ainda ocorrer náuseas, dilatação das pupilas, aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco, debilidade motora, sonolência, aumento da temperatura corporal durante a atividade da droga. Esses efeitos são atribuídos à alteração temporária do sistema nervoso central e não à ação da substância sobre a massa corpórea como um todo.Os efeitos variam conforme a psiqué do sujeito.

A droga foi muito visada em pesquisas; psiquiatras e demais estudiosos do tema a testaram em si mesmos para melhor entender desordens severas por que pacientes eram acometidos, pois segundo teorias e dadas experiências era possível simular a esquizofrenia sob seu efeito, entre outras condições semelhantes. Após certa experimentação e maior divulgação na comunidade científica, tornou-se prática frequente seu uso clínico em sessões de psicoterapia, pois acreditava-se que o subconsciente tornava-se intensamente acessível por meio do LSD, ajudando o paciente a chegar a uma nova percepção acerca das questões que envolvem seu universo psico-afetivo. Stanislav Grof, psiquiatra tcheco, ganhou renome mundial com o pioneirismo desta prática nos Estados Unidos, mas teve de abandoná-la oficialmente e procurar alternativas após a ilegalidade do LSD.



                     
                 


fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/LSD

Dizem por aí...

Na década de 1960, o seu consumo era constantemente associado ao movimento psicodélico, que abrange imenso número de artistas; estão entre nomes famosos Jim Morrison, Emerson Lake and Palmer, Pink Floyd, King Crimson, Jethro Tull, Tom Zé, Beatles etc. Seu uso associa-se também a um dos pensadores e artistas de grande peso do século XX, Aldous Huxley, este situado na produção cultural erudita, autor das famosas obras "As Portas da Percepção", "Admirável Mundo Novo" e "A Ilha". Especula-se que Salvador Dalí tenha feito uso da substância, visto ser bastante próximo ao vulgo "guru do LSD" Timothy Leary (apresentou-o à sua futura esposa, Nena Thurman, mãe da atriz Uma Thurman). Nos anos dourados, o LSD, em seu auge, também teve sua proibição
Outra mente inventiva famosa que considerava a experiência com LSD como uma das mais importantes de sua vida foi Steve Jobs, CEO e co-fundador da Apple Inc..

                        



O Circo


Em 2006 o Cirque du Soleil comemorou a herança musical dos Beatles através dos seus temas intemporais e originais. A exuberância dos Beatles é canalizada através da energia urbana e jovem de um conjunto de 60 artistas internacionais. Usando as gravações originais realizadas nos estúdios Abbey Road, Sir George Martin e Giles Martin criaram uma paisagem musical única para LOVE



                                       




O Filme



Bom eu já fiz um post sobre esse filme, pois é um dos meus favoritos, então segue uma sinopse e o clipe do filme em homenagem a " Lucy in the Sky with Diamonds" .

Across the Universe é uma produção americana de 2007 dirigida por Julie Taymor, de Frida. O filme retrata os anos 1960, com suas lutas, guerras e paixões, ambientando toda uma época através da obra dos Beatles.

                           




A Loja


No Brasil existe uma marca chamada "Lucy in the Sky" são 3 lojas em São Paulo e 1 em Belo Horizonte, o nome da loja obviamente foi uma homenagem a música, isso porque quando você entra numa loja Lucy in the Sky você poderá reparar a magia da musica e se sentir no clipe dos Beatles apenas olhando as roupas, as estampas e os cortes modernos que são sempre mágicos e fazem com que você se sinta especial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Muito Mais...