12 de agosto de 2013

Sabe a diferença entre corpete, corselet, corset e espartilho?

Já que demonstramos que adoramos  lingerie em alguns posts como:
 http://blogqueromuitomais.blogspot.com.br/2013/07/calcinhas.html

Vamos hoje tirar uma dúvida muito comum: Qual a diferença entre corpete, corselet, corset e espartilho?



Conheça um pouco 

O Espartilho ou Corset surgiu por volta do século XVI, e tinha como objetivo manter a postura e dar suporte aos seios. Somente por volta do século XIX graças a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia que a atenção foi voltada para a cintura e teve início a era das cinturas minúsculas, conhecida como era Vitoriana. A peça caiu em desuso no início do século XX quando foi inventado o sutiã. Nos anos 40 ela foi usada pelas Pin-ups. Nos anos 60 o espartilho se tornou um acessório do fetiche. No início dos anos 80 alguns estilistas trouxeram de volta à moda peças que antes tinham sido relegadas ao fetiche e dentre elas estava o Espartilho.

Do século XVI para cá os espartilhos mudaram bastante. No início eram feitos com tecidos pesadamente engomados, hoje usados em tapeçaria e reforçados com junco e cordas engomadas. Atualmente temos peças muito mais leves, feitas com barbatanas ortopédicas.

Existem vários tipos de espartilhos e seguimentos ( Coselet e Corpete) para todos os gostos, seja para usar debaixo de alguma roupa, seja para usá-lo sozinho apenas. Também pode ser usado como um apelo sexual.

Espartilho e Corset são na verdade a mesma coisa, é uma peça do vestuário feminino que dispõe de barbatanas metálicas e amarração nas costas. Essa peça tem como objetivo reduzir a cintura e manter o tronco ereto, controlando as formas naturais do corpo e conferindo a ele mais elegância.


Dita Von Teese reduziu sua cintura de 58 para 40cm usando espartilho.

  



Podemos dizer que o Corselet é uma copia do Corset, porém suas barbatanas são de plástico ou silicone, ele apenas aperta a cintura e não reduz medidas.





Já o Corpete é bem mais simples, raramente possui barbatanas, alguns parecem com blusinhas e outros são peças bem sexy de lingerie.

Desfile Maya Hansen




Curiosidades

 Mr. PearlSeu trabalho é reconhecido e requisitado por grandes nomes da moda,e entre suas clientes estão a própria Dita e Madonna.


No Brasil exite uma grife especializada em Corset. Veja o site: http://www.madamesher.com/pt/corset/tightlacing/



Beijos Pri

4 comentários:

  1. O corselet pode ser usado com blusa?

    ResponderExcluir
  2. adorei os corselets do post, temos uma loja que vende vários modelos de corselet online
    http://www.lecorpet.com

    ResponderExcluir
  3. Como faço para comprar esses modelos?

    ResponderExcluir

Comente Muito Mais...